DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS
Este documento visa estabelecer normas de conduta e promover o relacionamento ético entre todas as partes interessadas – clientes, sócios, colaboradores, fornecedores, sociedade, governo – e com os concorrentes.
As pessoas que integram o quadro de colaboradores da Consulte Vendas, como funcionários ou parceiros, permanentes ou temporários, com qualquer tipo de vínculo, em qualquer nível da organização, se comprometem a conhecer, a respeitar e a conduzir suas atribuições e responsabilidades com elevados padrões profissionais, em estrita observância dos valores e princípios da organização, contribuindo para o prestígio e credibilidade da Consulte Vendas perante todas as partes interessadas.
Para o alcance desses padrões, devem ser observadas as regras abaixo discriminadas:
REGRAS DE CONDUTA
Ao conduzir suas atribuições e responsabilidades, é dever de todos:
- Conhecer, respeitar e aplicar os valores organizacionais, a saber: vivenciar os princípios cristãos; respeito; austeridade; servir ao cliente com iniciativa, presteza e zelo; liderar pelo exemplo em integridade e honestidade; agradecer sempre.
- Tratar todos os colaboradores de maneira igual, de forma cordial e respeitosa, não se admitindo quaisquer tipos de discriminação, em especial em função de sexo, cor, idade ou orientação religiosa.
- Tratar todos os fornecedores e parceiros de maneira igual, de forma cordial e respeitosa, sem discriminação ou vantagens de qualquer natureza.
- Buscar os interesses da empresa, de forma transparente e profissional, sem prejudicar as partes interessadas.
- Praticar a concorrência livre e leal.
- Manter um tratamento honesto, claro e transparente com os clientes.
- Respeitar o meio ambiente em nossas atividades.
- Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente.
- Informar à Diretoria, de forma imediata, qualquer ato ou atividade que possa afetar o bom andamento da empresa.
É rigorosamente vedado a todos os colaboradores:
- Rasurar ou fazer entradas falsas, imprecisas ou incompletas, nos registros da organização.
- Praticar ou admitir quaisquer abordagens importunas ou assédio, seja moral ou sexual.
- Divulgar comentários duvidosos ou boatos que possam prejudicar os negócios ou a imagem de empresas concorrentes.
- Comprometer os valores e princípios da organização em nome do lucro.
- Agir de forma indigna, indecorosa, antiprofissional e sem zelo, junto a quaisquer partes interessadas, que possam de alguma forma associar sua imagem à da Consulte Vendas.
- Aceitar ou receber, direta ou indiretamente, gratuidades ou vantagens pessoais de qualquer natureza, que representem valor, de pessoas físicas ou jurídicas que se relacionem com a Consulte Vendas.
- Usar os recursos ou instalações da empresa para atendimento de interesses pessoais.
- Oferecer dinheiro ou itens de valor à funcionários do governo, de fornecedores, de clientes ou de qualquer parte interessada, para influenciar suas decisões.
- Deixar de zelar pela correta aplicação deste Código de Conduta Ética ou, ainda, omitir-se em informar a Diretoria da empresa sobre possíveis ocorrências de violação.
- Usar informações privilegiadas obtidas de processos da empresa como forma de obter autorização desta.
- Usar informações privilegiadas obtidas de processos da empresa para vantagens pessoais.
- Usar a logomarca da empresa sem prévia e expressa autorização da Diretoria.
-Comercializar entre os colaboradores, dentro da empresa, qualquer tipo de bem, independente do valor ou características.
REGRAS DE CONFIDENCIALIDADE
- As informações internas são ativos da empresa.
- Com o objetivo de manter a confidencialidade das informações obtidas durante a execução do trabalho, é rigorosamente vedado a todos os colaboradores:
- Divulgar, discutir ou utilizar, para qualquer finalidade, informações obtidas no âmbito da Consulte Vendas.
- Reproduzir ou divulgar informações ou quaisquer documentos da empresa, por quaisquer meios, sem prévia e expressa autorização desta.
- Transferir, armazenar ou autorizar tais atos, na forma física ou virtual, por quaisquer meios de transferência ou armazenamento – pen drive, sítios de armazenamento de dados, CDs, DVDs, Chips etc. – quaisquer documentos ou informações da empresa, sem prévia e expressa autorização da Diretoria da Consulte Vendas.
REGRAS SOBRE CONFLITOS DE INTERESSE
- Ao conduzir suas atribuições e responsabilidades é dever de todos:
- Evitar conflitos entre seus interesses e os interesses da empresa, nos relacionamentos com quaisquer partes interessadas.
- Comunicar ao superior hierárquico, de forma imediata, situações em que o conflito de interesses possa ocorrer.
Os casos omissos e de inobservância às regras e princípios aqui estabelecidos serão avaliados pelo Conselho de Gestão, que deliberará sobre ações ou sanções cabíveis.
